Alva Myrdal

3466030_2048_1152

Alva Myrdal – Biografia

Alva Myrdal nasceu em Uppsala, em 1902 e se formou na Universidade de Estocolmo em 1924, se casando com Gunnar Myrdal no mesmo ano. Junto de seu marido, fez uma grande contribuição na década de 1930 com o trabalho de promoção do Estado de Bem-Estar Social. Eles foram coautores de um livro intitulado Crise na Questão da População (Crisis in the Population Question), também estava ativamente envolvida na discussão sobre habitação e problemas escolares. Ela foi uma membra proeminente do Partido Social Democrata na Suécia como ativista dos direitos das mulheres e dedicando-se a causas trabalhistas, em 1943 foi nomeada para comissão do partido com a tarefa de elaborar um programa pós-guerra. Também nesse mesmo ano foi nomeada para a Comissão do Governo de Ajuda Internacional e Reconstrução Pós-Guerra.

Após a Segunda Guerra Mundial, dedicou cada vez mais de seu tempo e energia para questões internacionais. De 1949 a 1950 dirigiu a seção da UNO que lidava com políticas de bem-estar, de 1950 a 1955 foi presidente da seção de ciências sociais da UNESCO. Em 1955, foi nomeada embaixadora da Suécia na Índia e em 1962 foi nomeada representante da Suécia na Conferência de Desarmamento de Genebra. Nesse ano foi eleita membra do Parlamento Sueco e em 1967, membra do Gabinete de Ministros, confiada a ela a tarefa especial de promoção do desarmamento. Por uma série de anos, representou o seu país na comissão de política da ONU que tratava das questões de desarmamento.

Durante as negociações de Genebra, ela desempenhou um papel extremamente ativo, emergindo como a líder do grupo de nações não alinhadas que se esforçaram para exercer pressão sobre os dois principais blocos, mostrando preocupação com medidas concretas de desarmamento. Suas experiências com o tempo passado em Genebra se encontram no livro “O jogo do desarmamento”, em que ela expressa sua decepção com a relutância dos EUA e da URSS em relação ao desarmamento.

Em seu trabalho sobre o desarmamento, Alva Myrdal combinou o profundo compromisso com sua grande perspicácia profissional. Com o apoio de especialistas ela familiarizou-se com os aspectos científicos e técnicos da corrida armamentista. Sua compreensão da necessidade de basear o trabalho de desarmamento no insight profissional também se encontra na sua participação ativa na criação do Instituto de Pesquisa de Estocolmo para a Paz Internacional (SIPRI – Stockholm International Peace Research Institute). Através de seus muitos artigos e livros Alva Myrdal exerceu uma influência muito significativa no debate sobre desarmamento atual.

Além do Nobel, Alva Myrdal recebeu o West German Peace Prize (1970), este dividido com o seu marido, o Albert Einstein Peace Prize (1980) e o Jawaharlal Nehru Award for International Understanding (1981).

Alva Myrdal faleceu no dia 1 de fevereiro de 1986.

Infância e Adolescência

Ela nasceu em 31 de janeiro de 1902 em Uppsala, Suécia, filha de Albert Reimer, um empreiteiro socialista e sua esposa, Larsson Reimer. Ela era uma de cinco crianças em uma família de classe média.

Foi uma criança brilhante que admirava seu pai, mas teve uma relação tensa com a mãe. No entanto, ela adquiriu a vontade de contribuir de forma significativa para a melhoria da socialização entre ambos os pais.

Depois de começar os estudos prematuramente, ingressou na Universidade de Estocolmo em 1924, e obteve licenciaturas em artes, em línguas escandinavas, em literatura e em história da religião.

Em 1929, se mudou com o marido para os Estados Unidos e aprofundou seus interesses na área de educação, estudando as  “Nation’s Experimental Schools” (Escolas Experimentais da Nação).

Em 1930, voltou para a Suécia, mas se matriculou na Universidade de Genebra na Suíça. Mais tarde transferiu seus créditos para a Universidade de Uppsala e obteve seu mestrado em psicologia social.

Carreira

Depois de concluir sua pós-graduação fundou uma escola de formação de professores pré-escolares, “O Instituto de Pedagogia Social”, onde foi diretora até 1948.

Em 1943 foi nomeada no comitê do Partido Social Democrata, com a tarefa de elaborar um programa pós-guerra. Ela também foi nomeada para a Comissão do Governo de Ajuda Internacional e Reconstrução Pós-Guerra no mesmo ano.

Em 1949 foi nomeada como diretora do Departamento de Assistência Social das Nações Unidas.

De 1950 a 1955 atuou como presidente do ‘Departamento de Ciências Sociais’ da UNESCO.

De 1955 a 1961 atuou como embaixadora da Suécia na Índia.

Em 1961 ela foi nomeada como conselheira de desarmamento pelo ministro das Relações Exteriores da Suécia. No ano seguinte foi eleita para o Parlamento sueco como social democrata e foi enviada a Genebra como chefe da delegação sueca à Conferência de Desarmamento de Genebra.

Em 1966 foi eleita como “ministra consultiva de gabinete” no governo sueco, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1973.

Após a aposentadoria voltou-se para o campo da educação e ensinou sociologia em algumas escolas americanas. Anos mais tarde, também contribuiu para o estabelecimento do Instituto de Pesquisa de Estocolmo para a Paz Internacional (Stockholm International Peace Research Institute – SIPRI).

Ela também publicou alguns trabalhos notáveis ​​na área do desarmamento, inspirada por suas experiências e carreira. Algumas de suas obras não-ficcionais são: “Nation and Family” (Nação e Família) 1965, “Women’s Two Roles” (Os Dois Papéis das Mulheres) 1956, “War, Weapons and Everyday Violence” (Guerra, Armas e a Violência Diária) 1977 e “Dynamics of European Nuclear Disarmament” (Dinâmica do Desarmamento Nuclear Europeu) 1981.

Grandes Obras

Sua contribuição mais significativa foi a sua persistente defesa em relação ao desarmamento de todas as nações do mundo. Ela levantou a voz e emergiu como líder do grupo de nações não alinhadas que se esforçaram para colocar pressão sobre os EUA e a URSS, com o intuito destes mostrarem maior interesse com medidas concretas de desarmamento.

“O Jogo do Desarmamento: Como os Estados Unidos e a Rússia Disputam a Corrida Armamentista” (The Game of Disarmament: How the United States and Russia Run the Arms Race – 1976) é considerada uma de suas obras literárias mais notáveis ​​no campo do desarmamento. Ele expressa sua decepção com a relutância dos EUA e da URSS em promoverem o desarmamento.

Prêmios e Reconhecimentos

Em 1970 recebeu o ‘Prêmio da Paz da Alemanha Ocidental’, juntamente com seu marido, Gunnar Myrdal.

Em 1980 foi conferida ao prestigiado ‘Prêmio Albert Einstein da Paz’ e no ano seguinte recebeu o ‘Prêmio Jawaharlal Nehru para a Compreensão Internacional’ (Jawaharlal Nehru Award for International Understanding).

Em 1982 tornou-se ganhadora do “Prêmio Nobel da Paz”, juntamente com Alfonso Garcia Robles, um diplomata mexicano reconhecido por seu trabalho magnífico nas negociações de desarmamento das Nações Unidas.

Vida Pessoal

Em 1924 se casou com Gunnar Myrdal, economista e sociólogo. O casal foi abençoado com três filhos; duas filhas, Sissela Bok e Kaj Folster e um filho, Jan Myrdal. No dia 01 de fevereiro de 1986, faleceu com 84 anos de idade em Ersta, Suécia. Seu corpo foi enterrado no cemitério Norra Begravningsplatsen em Estocolmo, Suécia.

Alva Myrdal – Obras

O Pai Ausente (The Missing Father) – 1936

Dois Papeis Femininos (Women’sTwo Roles) – 1956

Família e Nação (Nationand Family) – 1965

Dinâmica do Desarmamento Nuclear Europeu (Dynamics of European Nuclear Disarmament) – 1981

O Jogo do Desarmamento: Como os Estados Unidos e a Rússia Disputam a Corrida Armamentista (The Game of Disarmament: How the United Statesand Russia Run the Arms Race) – 1976

Guerra, Armas e a Violência Diária (War, Weaponsand Everyday Violence) – 1977

Nobel_Prize

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1982/myrdal-bio.html

http://www.thefamouspeople.com/profiles/alva-myrdal-4583.php

 

Tradução e edição : Vitor Luís Souza Nunes de Almeida

Anúncios

Um comentário sobre “Alva Myrdal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s