Sobre

O Instituto Myrdal é uma organização não governamental, sem nenhum vinculo financeiro ou administrativos com empresas ou entidades públicas ou privadas. O IM foi fundado com o objetivo de servir como fonte de informação e referência acadêmica, antagônica a correntes neoliberais e conservadoras que ganharam força nos ultimos anos.

Por meio do reconhecimento e divulgação dos feitos e obras do economista e sociólogo sueco, Gunnar Myrdal e sua esposa, socióloga e diplomata, Alva Myrdal, buscamos homenagear duas pessoas pouco lembradas e difundidas fora de seu país de origem, mas que tiveram grande relevância no campo da economia, ciências sociais, relações internacionais e principalmente na formulação dos princípios de bem-estar social que fundamentaram a sociedade democrática e igualitária que faz da Suécia, uma referência mundial em conquistas sociais.

Por terem sido muito atuantes no campo político, econômico e social durante o século XX. Seus trabalhos serviram de modelo para o estabelecimento da social democracia nos países nórdicos e a fundação do Estado de Bem-Estar Social, através de suas orientações. Este modelo, também conhecido como Estado de Providência, é fundamentado na ideia de uma sociedade justa e igualitária, onde o Estado se encarrega da promoção social e mediação da economia, instaurado no que hoje são os países mais prósperos do mundo.

O instituto procura divulgar e defender as políticas econômicas e sociais, proeminentes dos trabalhos do casal Myrdal, que atualmente são exemplos de funcionalidade e prosperidade para o mundo todo, se mostrando eficazes no combate às desigualdades e nos momentos de crise do sistema capitalista.

Com a divulgação de notícias, artigos, livros, trabalhos, pesquisas, colunas e textos, buscamos trazer à tona o debate sobre a implementação de políticas inclusivas com enfoque social na economia e na administração pública, faznedo desta uma organização com inclinações progressista e democráticas em favor de interesses de toda a sociedade e da luta por direitos e justiças de grupos oprimidos, através da paz e da diplomacia.

Acreditamos em um sistema justo e humanitário, integrativo e globalizado, onde não haja uma minoria privilegiada, mas em que todos tenham o direito de usufruir de riquezas, com opotunidas iguais e o direito garantido a uma vida digna, feliz e com bem-estar.

 

NOVO LOGO IM 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s